segunda-feira, 28 abril, 2025

Em apenas dois meses, 25 pessoas foram presas por furto de energia em Rondônia

Apenas nos meses de março e abril deste ano, 25 pessoas foram presas em Rondônia durante operações de combate ao furto de energia elétrica. As ações ocorreram em ação conjunta entre a Energisa Rondônia, a Polícia Militar e a Politec, e abrangeram os municípios de Alta Floresta, Ariquemes, Porto Velho, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Cacoal e Vilhena.

Durante as inspeções, foram identificadas diversas irregularidades envolvendo o desvio ilegal de energia, prática popularmente conhecida como “gato”. Além de configurar crime previsto no artigo 155, § 3º, do Código Penal Brasileiro, o furto de energia gera sérios riscos de acidentes, compromete a qualidade do fornecimento e provoca aumento no valor das tarifas para todos os consumidores.

De acordo com a Energisa, o impacto econômico do furto de energia também é expressivo. Em 2024, a estimativa é que o estado de Rondônia tenha deixado de arrecadar mais de R$ 160 milhões em ICMS devido a essa prática ilegal. O montante seria suficiente para a aquisição de cerca de 400 ambulâncias ou para a construção de aproximadamente 1.200 casas populares.

“O furto de energia impacta toda a sociedade, pois gera riscos à segurança, prejudica a qualidade do serviço e contribui para o aumento da conta de luz”, destacou Daniel Andrade, gerente de Combate às Perdas da Energisa.

A concessionária reforça que a denúncia de ligações clandestinas pode ser feita de forma anônima pelos canais de atendimento, contribuindo para a segurança e a melhoria no fornecimento de energia em todo o estado.

 

Fonte Rondoniagora

- Advertisement -



Últimas Notícias

A.J.S Transporte e Turismo qualidade no que faz!

AJS Tur Turismo Ltda é uma empresa de transportes de pessoas e cargas que atua a mais de 25...

Outras Notícias

- Advertisement -spot_img