segunda-feira, 28 abril, 2025

Procurador Regional Eleitoral defende cassação do vereador mais jovem de Vilhena

A manifestação do procurador Regional Eleitoral em Rondônia, Leonardo Trevizani Caberlon é favorável a cassação do vereador mais jovem de Vilhena.

A manifestação ocorre após recurso apresentado pelo vereador Gabriel Graebin, do PRD, contra a decisão da juíza Christian Carla Almeida Freitas, que no final do ano passado cassou o mandato do político, eleito mais jovem da Câmara de Vilhena.

A anulação dos votos da coligação que apoiou a candidatura da professora Raquel Donadon, também do PRD, aconteceu porque uma candidata a vereadora não fez sequer o próprio voto, o que o Ministério Público e a Justiça Eleitoral classificaram como fraude.

Em seu parecer, o procurador propõe que o PRD não seja punido, mas que a candidata a vereadora Odinéia Gomes Pereira, que “zerou” nas urnas, fique inelegível por 8 anos. Além disso, ela poderá responder a uma ação penal pela suposta fraude. Já Graebin, que vem de uma longa linhagem política em Vilhena, segundo Caberlon deve ser punido com a perda do mandato, mas não fica, pela proposta do representante do MPF, sem os direitos políticos, podendo disputar o pleito municipal de 2028, ou até mesmo concorrer a deputado no ano que vem.

Caso os argumentos contra o vereador vilhenense sejam aceitos pelo TRE de Rondônia, ele é afastado do cargo, podendo recorrer ao TSE.

 

Fonte Rondoniagora

- Advertisement -



Últimas Notícias

PEC da Segurança será enviada ao Congresso nas próximas semanas, diz Sarrubbo

Em evento em São Paulo, secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça também criticou tentativas de mudança...

Outras Notícias

- Advertisement -spot_img