segunda-feira, 28 abril, 2025

Moratória da Soja: Marcos Rogério pede o fim de restrições ao agro

Na última semana, o senador Marcos Rogério (PL-RO) apresentou à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) um requerimento solicitando a participação do Senado em processo instaurado recentemente pelo CADE para investigar a moratória da soja e seus impactos negativos no setor agropecuário brasileiro. O objetivo é apurar possíveis infrações à Lei de Concorrência, que estariam prejudicando agricultores de estados da Amazônia Legal, como Rondônia, Mato Grosso e Acre, ao impor restrições injustas à comercialização de sua produção.

A moratória da soja pune, indevidamente, aqueles que seguem a lei, enquanto suas colheitas são boicotadas em nome de interesses externos. Não podemos permitir que produtores de soja sejam prejudicados por acordos que sabotam a competitividade e o desenvolvimento do nosso agronegócio”, afirmou o senador.

 

Desde sua implementação em 2006, a moratória tem sido renovada anualmente, restringindo a comercialização de soja cultivada em áreas legalmente desmatadas na Amazônia. Segundo Marcos Rogério, a moratória fazia sentido quando não existia uma legislação ambiental. “Contudo, com a aprovação do Código Florestal em 2012, onde agricultores do bioma amazônico já são obrigados a preservar 80% de suas áreas em reserva legal, a moratória perdeu seu nexo. O impacto tem sido devastador para os agricultores que cumprem todas as exigências legais, pois a soja é uma commotidy consolidada, versátil e de alto valor agregado.”, explicou Marcos Rogério.

 

Marcos Rogério reforça que o fim da moratória é uma questão fundamental para o desenvolvimento dos municípios, pois representa uma das maiores fontes de receita e geração de emprego para o Brasil. O senador também enfatiza que, caso a moratória continue, os efeitos de boicotes internacionais à soja brasileira podem comprometer a soberania do país.

“O que estamos defendendo é que as práticas de boicote, que só beneficiam interesses externos, sejam investigadas e que a competitividade do nosso agro seja preservada”, concluiu

 

Fonte Rondoniagora

- Advertisement -



Últimas Notícias

PEC da Segurança será enviada ao Congresso nas próximas semanas, diz Sarrubbo

Em evento em São Paulo, secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça também criticou tentativas de mudança...

Outras Notícias

- Advertisement -spot_img